http://www.elizianebarbosa.com/search/label/Resenha%20Liter%C3%A1ria

Heroínas - Laura Conrado, Pam Gonsalves e Ray Tavares

Olá pessoas! Tudo Bem?
Estava extremamente ansiosa para ter essa belezinha em minhas mãos, e quando chegou foi só alegria. Quando três heroínas se encontram pode ter certeza que vem coisa boa por aí.

Ficha Técnica
Titulo: Heroínas
Autoras: Laura Conrado, Pam Gonçalves, Ray Tavares
Editora: Galera Record
Gênero: Contos / Jovem adulto
Páginas: 256
Ano de Publicação: 2018
Onde Comprar: Amazon
/ Saraiva

Sinopse:
"Não faltam heróis. Dos clássicos às histórias contemporâneas os meninos e homens estão por todo lugar. Empunhando espadas, usando varinhas mágicas, atirando flechas ou duelando com sabres de luz. Mas os tempos mudam e já está mais do que na hora de as histórias mudarem também. Com discussões feministas cada vez mais empoderadas e potentes, meninas e mulheres exigem e precisam de algo que sempre foi entregue aos meninos de bandeja: se enxergar naquilo que consomem.
Este é o livro de um tempo novo, um tempo que exige que as mulheres ocupem todos os espaços, incluindo a literatura.
Laura Conrado imaginou as Três mosqueteiras como veterinárias de uma ONG, que de repente contam com a ajuda de uma estudante que não hesita em levantar seu escudo para defender os animais.
A Távola Redonda de Pam Gonçalves é liderada por Marina, que diante do sumiço do dinheiro que os alunos de sua escola pública arrecadaram para a formatura, desembainha a espada e reúne um grupo de meninas para garantirem a festa que planejaram.
E Roberta é a Robin Hood de Ray Tavares. Indignada com a situação da comunidade em que vive, a garota usa sua habilidade como hacker para corrigir algumas injustiças.
Este é um livro no qual as meninas salvam o dia. No qual elas são o que são todos os dias na vida real: heroínas. Finalmente."


A Galera Record, junto com Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares, construiram esse grande projeto que agora esta em nossas mãos. Heroínas é um livro com três contos, com releituras de histórias onde os heróis são  os donos do pedaço, mas agora são elas que estão tomando conta, de um jeito bem atual. Enfatizando a realidade do dia a dia  e mostrando que também, nos mulheres, não somos, em muitos casos, o "sexo frágil" que tanto pensam.

01-  Uma por todas, e todas por uma (Laura Conrado)
 Logo no primeiro conto vamos conhecer a história de Daniela d'Artandnan, uma adolescente tímida que está no ultimo ano do ensino médio, em uma corrida contra o tempo para as provas do ENEM. Com grandes expectativas de ingressar na faculdade com o curso de Veterinária, assim como sua mamãe.
Mas além de ser Veterinária, Dani tem um sonho de fazer parte da ONG Mosqueteiros, que acolhe animais abandonados e proporciona atendimento veterinário gratuito a comunidade carente.
Na ONG, Dani conhece Agnes, Aline e Poli, médicas veterinárias universitárias, que trabalham na ONG à algum tempo. Juntas vão passar muitas aventuras para poder salvar a ONG da ruína.

Um conto que mostra a evolução da Dani como pessoa, pois a adolescente e extremamente tímida e sem confiança, fazendo com que ela cresça e mostre o seu potencial.
E com suas amigas, que juntas, nos dão uma grande lição de que a união faz a força.
...
Laura entrou de cabeça na releitura de "Os três mosqueteiros", com uma narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista de Dani, a autora deixou uma conexão maior com leitor, que mesmo com poucas páginas, deixou aquele gostinho de quero mais.
 Adorei as referência que de cara já podemos identificar qual história será proposto. Um encaixe perfeito com um assunto muito apaixonante e delicado.

02- Formandos dá távola redonda (Pam Gonçalves)
Aqui vamos acompanhar a saga de Marina Artiaga, uma adolescente que está no último ano do ensino médio, é popular, tem um namorado, que para muitos formam o casal perfeito(só que não).
Em plena expectativa para chegada da festa de formatura, algo  acontece! Todo o dinheiro que seria usado para a festa foi roubado, e agora? O que fazer?
Marina, foi chamada pela diretora e incumbida de arrecadar fundos  para a festa. Mas garota não estava sozinha nessa, para ajuda-la nesta missão, foram designados dois alunos de cada turma do terceiro ano. Detalhe, somente meninas aceitaram essa missão.
 Marina, Diana, Sofia, Poliana, Ludmila, Flávia, juntas tiveram que bolar muitos planos para que essa festa fosse realizada e virar um sucesso. Mesmo com todas as preocupações de final ano letivo, como o ENEM, as meninas deram uma grande lição de força, criatividade e reconhecimento.
"Sexo frágil" não mesmo! as garotas da távola redonda arrasam.
 ...
Pam foi bastante ousada e me surpreendi com a história, esse é o meu primeiro contato com a escrita da autora. 
Uma história bem desenvolvida, mas senti falta das referências das  propostas da história escolhida, mas isso não anula o enredo incrível e cheio de ensinamentos.  

03- Robin, a proscrita (Ray Tavares) 
 Agora vamos para um conto mais maduro. 
Com uma releitura de Robin Hood, temos Roberta Horácio , uma jovem órfã e gênio dos computadores, que passa sua a vida a cometer crimes cibernéticos. Com isso, ajuda sua comunidade, Selva de Pedra.
Roberta(Robin Hood) rouba todo o dinheiro de políticos e religiosos corruptos, e tudo isso com a ajuda de seus amigos inseparáveis, Willa,  Pequeno e o Pastor Tucano.
Movida pela vingança, pela perda de seus pais, Roberta busca coloca toda a sua habilidade tecnológicas para causar  um grande alvoroço no meio do bandidagem da política.
...
Ok, o que falar de Ray ? Incrível! Sou meio que suspeita de falar que amo a escrita de Ray. Mas "Robin , a proscrita" é um tapa na cara da sociedade atual. A história de Robin Hood e corrupção, parece que caiu como uma luva, abordando assuntos como: desigualdade social, preconceito, o enriquecimento ilícito dentro das igrejas e na política.
Mostrando a realidade nua e crua pelos olhos de uma garota que viu sua família ser destruída pela corrupção e cobiça.


E aí! Já lei o livro Heroínas? Me conta nos comentários o que achou?
Beijos! :*











Você pode gostar também

0 Comments