http://www.elizianebarbosa.com/search/label/Resenha%20Liter%C3%A1ria

A Barraca do Beijo - Beth Reekles


Olá pessoas! Tudo bem?
Depois do grande sucesso do filme "A Barraca do Beijo"- adaptação cinematográfica do livro em questão - que foi lançado pela Netflix em 11 de Maio de 2018, fiquei muito empolgada em ler o livro, do qual só tive o prazer de saber de sua existência muito depois de assistir o filme, que por sinal, eu adorei!


Ficha Técnica
Titulo: A Barraca do Beijo
Autora: Beth Reekles
Editora: Astral Cultural
Gênero: Romance Adolescente / Literatura Estrangeira
Ano de Publicação: 2018
Páginas: 336
Onde Comprar: Amazon / Eldorado / Wook 

 Sinopse:
  "ELLE EVANS é o que toda garota quer ser: bonita e popular. Mas ela nunca foi beijada. NOAH FLYNN é lindo e um tanto quando bad boy – tá, o maior bad boy da escola – e o rei dos joguinhos de sedução. A verdade é que Elle sempre teve uma queda pelo jeito descolado de Noah, que, por coincidência, é o irmão mais velho de seu melhor amigo, Lee. Essa paixão cresce ainda mais quando Elle e Lee decidem organizar uma barraca do beijo no festival da Primavera da escola e Noah acaba aparecendo por lá. Mas o romance desses dois está bem longe de ser um conto de fadas. Será que Elle vai acabar com o coração partido ou conseguirá conquistar de vez o bad boy Noah?"



O livro que inspirou o filme, escrito por Beth Reekles, uma jovem de 23 anos, nascida em Newport - Reino Unido que tem sua marca em livros jovens adultos e uma longa jornada no Wattpad, ela tem outros títulos  como A Holly Jolly Anthology - que ainda não chegou ao Brasil -  e The Beach House (A Casa da Praia), livro que da a  continuação a história de A Barraca do Beijo, que já está disponível na pré-venda e com lançamento para esse mês de Outubro na Editora Astral Cultural .


No enredo de "A Barraca do Beijo", vamos conhecer Rochelle Evans, ou melhor, Elle, uma adolescente de 16 anos que está no segundo ano do ensino médio e é melhor amiga/irmã de Lee Flynn. Elle tem sua popularidade, mas nuca teve um paquera e muito menos foi beijada. 
 Seu relacionamento com Lee vai muito além de uma simples amizade, ambos nasceram no mesmo dia, na mesma hora e suas famílias se conhecem desde sempre, e são bem unidas. Então, ambos sempre estão juntos, como unha e carne, o que gera inúmeras suposições de que um dia essa amizade se transforme em algo mais. Mas Elle, sempre foi e sempre vai ser caidinha pelo Noah, o  irmão mais velho de seu melhor amigo.

Noah Flynn é o gato bad boy que arranca suspiros das meninas, joga no time de  futebol e está no ultimo ano no colégio. O garoto tem um "pavio curto", e com isso, vive em confusão, e faz questão de espantar todos os garotos que tentam dar em cima de Elle - por que será? - do qual  considera como uma "irmã mais nova" e um tanto ingênua  - só que não.

Elle e Lee, fazem parte do grêmio estudantil, e com isso, eles tem uma grande tarefa de bolar uma ideia para arrecadar fundo no dia do festival do colégio. Foi ai que surgiu a  Barraca do Beijo, que claro foi um sucesso, pois é lá que Elle e Noah inicia um "relacionamento".



É difícil tentar narrar minha opinião sem colocar o filme como comparação, foi o que vi primeiro, minha cabeça está cheia de um Noah  mais "tranquilo", digamos assim. O Noah narrado no livro é muito radical e irritante, super protetor de mais. Lee, por sua vez, no livro, ele é mais coerente e racional em alguns momentos, prezando pela proteção de Elle, enquanto no filme, se mostrou um amigo possessivo e egoísta, sem se preocupar com os sentimentos da amiga.
Já Elle, passa a maior parte, no livro, fazendo besteira e tomando atitudes muito infantis que para a vida real, creio que seja impossível acontecer. O que dá para perceber que, ela é uma adolescente que está em fase amadurecimento, uma coisa que choca com meu temperamento atual, essas atitudes e comportamento fazem com que a leitura fique extremamente chata para mim. Mas no filme, ela é bastante centrada, não que ela deixe de fazer besteira, mas tem um certo limite, e mostra o sentimento verdadeiro por Noah e não uma dúvida constante.
O relacionamento de Elle e Noah, no livro, tem sim muitos momentos apaixonantes, mas quando li, me deparei com o típica cena de  "A Bella e a Fera" , quando a Fera se esforça em ser agradável e romântico, enquanto no filme Noah  é natural em demonstrar seu sentimento e é muito carinhoso.

O livro tem um leitura tranquila e fluida do começo ao fim, narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Elle. Os personagens secundários são bem  visíveis no enredo, e suas personalidades bem descritas  ficam gravado na sua memória, o que faz você se transportar para o mundinho high school  que tanto amamos. 
Posso dizer que gostei do livro e do filme em partes, creio cada um tem seu pontos positivos e negativos.
O final do livro foi bem emocionante, o que fez meus encherem de lágrimas, vi um certo amadurecimento da personagem, e uma deixa para o próximo livro, "A Casa da Praia".

Espero que tenha gostado! Não esquece de  deixar nos comentários sua opinião a sobre o livro, se já tiver lido ou do filme.
BEIJO! :*



Você pode gostar também

14 Comments

  1. Nem sabia que tinha o livro, e ainda não assisti o filme (por falta de tempo mesmo, porque vontade eu tenho), quero logo assistir e entender o porque do grande sucesso desse original da Netflix ;)

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A Netflix está apostando muito em filmes adaptados em livros. O filme " A Barraca do Beijo" foi lançado antes do livro, acho que depois do filme, passou-se menos de 2 semanas para o livro ser publicado no Brasil.
    A editora Astral Cultural nao2perdei tempo.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não sou muito fã de filmes adolecentes, mas essa semana me peguei assistindo um seriado no youtube na mesma pegada... fiquei com vontade ler e ver esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, espero que goste do filme , e a leitura e super tranquila e dinâmica.
      Tenho certeza que você vai amar.

      Excluir
  4. Não gosto do género literário mas apreciei o post e o facto de ele ser muito completo.
    Também é ótimo ver que adoras ler
    :)

    ResponderExcluir
  5. Assisti com minhas filhas e não é que adorei A Barraca do Beijo, já fiquei curiosa pra conhecer o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Nique, e já está disponível na pré-venda.

      Excluir
  6. Não sabia que esse livro maravilhoso ia ter continuação! Já vou adicionar na lista de livros a comprar hahaha amei o post

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Olha, confesso que já faz um tempinho que não paro para ler um livro e fiquei bem surpresa em saber que o filme saiu dele. Não li o livro, mas vi o filme e gostei, embora ele seja aquele clichê dos bons! Fiquei bem curiosa com a continuação! Adorei o post!
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  8. Por mais que o filme tenha sido um simples clichê, ele é lindo demais.
    Ainda não li o livro, mas creio que deve ser melhor ainda.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme mas infelizmente não curti e não fiquei com vontade de ler o livro, mas gostei da sua resenha e não sabia da continuação, vou contar pras amigas que curtiram ler.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho bacana filmes que são baseados em livros, mas infelizmente nem sempre contam realmente o que está no livro ou grande parte. Gostei da tua resenha, bem sincera e me deu vontade de ver o filme e ler o livro também. Beijo

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem ?

    A barraca do beijo foi uma obra e filme que me surpreendeu bastante, amei cada segundo e o clima que a autora cria durante toda a obra nos cativa. Com toda certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir