http://www.elizianebarbosa.com/search/label/Resenha%20Liter%C3%A1ria

Tudo o que Você Precisa Saber para Sair da uma Ressaca Literária


Olá pessoas! Tudo bem? Sabe aquele momento que você tem uma lista de livros do tamanho do  mundo, e todos eles foi escolhidos com aquela expectativa para poder lê-los vorazmente, mas chega um momento que nenhum te causa interesse mas?  Agora sim, isso é oficial, você está com uma RESSACA LITERÁRIA.

Ressaca Literária é quando o leitor tenta ler um livro e não consegue se conectar com a história, principalmente quando  acabou de passar aquela experiência incrível ou decepcionante na leitura anterior. Isso fica gravado em nossa memória e impede de absorvermos outras informações.
Sem contar que mesmo com tantos livros não lidos em nossas estantes, ainda sim queremos comprar mais e mais livros, somos considerados bookaholic - viciados em livros - de carteirinha, srsrs.


Agora, vou dividir com vocês algumas dicas de como faço para sair de uma ressaca literária bem rapidinho, vem comigo.

01-  Compartilhe



O principal motivo de ter criado esse Blog foi minha grande necessidade de  compartilhar minhas experiências de leituras, isso me ajuda muito a sofrer menos com essa ressaca. Sempre gostei de falar com amigos sobre as histórias dos livros que lia e isso era muito prazeroso e ao final me sentia liberta e pronta para a próxima, mas como agora passo a maioria do meu tempo só eu e meu baby em casa, optei por me dedicar a essa plataforma minha paixão. Mas existem muitas outras formas onde você pode compartilhar, como: fóruns, grupos no Facebook e WhatsApp, clube de literatura e muitos outros, é só encontrar o que melhor se adequa a sua necessidade.



02- Leia um livro pequeno


Gosto de intercalar leituras, leio sempre livros com mais páginas para que logo em seguida, após o termino, possa leu um com poucas páginas, isso ajuda a não perder minha motivação.
Contos, poesias  e fábulas, são uma ótima pedida, e em sua maioria são pequenos e maravilhosos.
Recentemente li a antologia de contos de Aione Simões, "Vidas Na Noite" - tem resenha no blog - são cinco contos com gêneros diferentes e todos passam em um bar, possui apenas 71 páginas e é simplesmente maravilhoso, super recomendo.



03- Saia de sua zona de conforto


Creio que deu para perceber qual meu gênero literário preferido, romance contemporâneo é simplesmente minha paixão mas isso não me deixa restrita a outros gêneros, como suspense, fantasia e até terror e muitos outros se for o caso. Por isso, sempre procuro sair de minha zona de conforto e me aventurar em outras histórias, gosto de conhecer novos autores, isso me deixa mas receptiva para começar uma nova leitura, e pode ter certeza que para mim funciona muito bem.



04- Releia um livro preferido


Sabe aquele livro que marcou bem fundo seu coração? Aquele faz parte da sua vida? Isso mesmo, esse sim merece ser relido quantas vezes for necessário.
Aí você me diz: '' Que exagero Eliziane!" rsrs, tenho um que foi o estopim para minha paixão pela leitura e de vez ou outra quando estou com ressaca literária,  pego meu livro da vida e fico folheando, relendo algumas frases e começo a lembrar de minha adolescência, dos momentos de quando cada palavra lida pela primeira vez foram recebidas com grande emoção e impacto.
É uma sensação única e muito gostosa, deixa meu coração quentinho e pronta para próximas aventuras.



05- Se envolva com a música

 Minha válvula de escape, a música simplesmente me completa, canto, ouço e me envolvo de mais. Isso faz com que minha mente se liberte e me acalme das emoções de uma leitura incrível ou decepcionante.
Outro dia fiz uma playlist no Spotify das músicas de um livro que li recentemente, "Essência", de William Saints , onde o livro possui várias referências de músicas - que uma delas é minha preferida - isso foi o suficiente para que essa playlist a minha preferida.


   
Então é isso! Uma ressaca literária não é nada legal, mas isso faz parte da vida de um apaixonada pela literatura, então é só relaxar, dar tempo ao tempo e se divertir.

Não fique chateado pois não vai valer a pena, você vai ficar ainda mais sem vontade de continuar.
Como foi dito, pule, dance, cante, assista um filme, releia um livro, faça algo que complete esse espaço de ressaca e seja feliz.

Beijos!:*

Você pode gostar também

0 Comments