http://www.elizianebarbosa.com/search/label/Resenha%20Liter%C3%A1ria

Sorrisos Quebrados - Sofia Silva

 Olá pessoas! Tudo bem?
 Ainda estou absorvendo todo impacto que "Sorrisos Quebrados" trouxe em minha vida, mesmo nesse momento que estou a formular esta resenha, minha mente ainda vagueia pela história de Paola, André e a doce Sol.

Ficha Técnica
Titulo: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Gênero: Drama / Erótico / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Editora: Valentina
Ano de Publicação: 2017
Páginas: 286
Onde Comprar: Amazon / Saraiva / Eldorado / Wook 

Sinopse:

 "Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano."
"É na escuridão que brilha o amor verdadeiro"

Sofia Silva, nascida em Vila Nova de Gaia, Portugal, amante da literatura, em destaque está a poesia. 
Em 2014 começou sua série "Quebrados" na plataforma Whattpad, onde o foco principal são assuntos relacionados a  violência doméstica, deficiência físico e abuso sexual. Com isso, você pode perceber o que o livro "Sorrisos Quebrados" tem a oferecer para seus leitores.



Como o primeiro livro da Série, "Sorrisos Quebrados", vamos conhecer a história de três personagem que passaram por traumas que marcaram suas vidas emocionalmente e fisicamente.
Logo nas primeiras páginas, nos deparamos com uma cena impactante e aterrorizante, com Paola, uma jovem que foi quase morta pelo marido que um dia pensou ser o príncipe encantado. Mas  sua vida foi resumida a um relacionamento abusivo e violento, onde continuou  vivendo de aparências para o restante do mundo ao seu redor.

"Todo dia é um recomeço.
Todo dia eu renasço.
Todo dia eu me levanto.
Todo dia eu não desisto.
Todo dia eu vivo como se não tivesse todos os dias"

Espancada e desfigurada por  um dos pitbulls do marido ao tentar fugir do seu cárcere, Paola pensou que sua vida tinha chegado ou fim, mas por um milagre, teve uma nova chance para recomeçar, mas com marcas no corpo e na alma.
Agora passa sua vida a superar a cada dia tudo o que passou durante anos em uma clinica em São Paulo que acolhe  pacientes que, assim como ela, passaram por traumas e  limitações. Lá, ela conhece Sol, uma garotinha de quatro anos com problemas de socialização após um trauma em seus primeiros anos de vida. As duas que, como obra divina, se conectaram de uma forma maravilhosa.
Sol, assim como a origem de seu nome, ilumina tudo por onde passa, uma garotinha cheia de amor para dar e muito inteligente, não tem como não se apaixonar por ela, meu coração fica apertadinho em imaginar o quanto ela sofreu.
 
André é o pai de Sol, um homem musculoso, robusto e viril, um urso, mesmo com seus 1,93 de altura, o que gerou grande pânico em Paola, André  é carinhoso, intenso , um pai dedicado que um dia encontrou uma mulher que não soube cuidar de seu coração e sugava sua força vital como um parasita, o que trouxe muita decepção  e dor, o deixando com o coração fechado para outros amores, mas graças a Deus, sua vida escura foi preenchida quase por completo pelo seu raio de Sol, sua filha.

"Ele é o urso dono da floresta, que caminha ferozmente e com cautela, pois já ficou preso em armadilhas escondidas que o feriram gravemente."

Com a relação de Paola e Sol, ambas começam por superar gradativamente de seus males, mas Paola, mesmo com seus temores por André, a moça começa perceber que ele é diferente e juntos embarcam em mundo de descobertas, digno de um amor verdadeiro, onde vão superam todas as barreiras, do qual cada um edificou  ao seu redor para se proteger.



Sofia Silva com sua escrita envolvente, poética e emocionante, fez com que, ler "Sorrisos Quebrados" me proporcionasse inúmeros sentimentos, angustia, ao me deparar  com a quase morte de Paola, raiva de Rodrigo como a tratava, suas palavras e expressões me revoltaram por completo. 
Meu primeiro livro dessa autora incrível, aí você pergunta se chorei! Sem dúvida, chorei e muito, principalmente no Prólogo e quando Paola contou tudo para André.
Os momentos mais quente entre o casal são descrito de forma intensa e cheia de vida, algo que preso bastante em autores, que no todo, dominam  o gênero Erótico muito bem, sem deixar pontas soltas.

Uma narrativa em primeira pessoa de forma intercalada em um encaixe perfeito entre os dois personagem, Paola e André. 
O livro em si é dividido em quatro partes e no todo, em 31 capítulos e  286 páginas (em e-book) muito bem divididos, e eu  simplesmente adorei a ilustração e diagramação do livro.
 Mesmo com o tempo corrido como tenho, conseguir terminar a leitura em apenas 2 dias, o que me deixou triste, pois a história e tão envolvente  que minha vontade era ficar o dia todo lendo, para logo saber o que iria acontecer.

Em fim, um livro onde você dá de cara com uma realidade que está tomada no dia a dia de muitas famílias que é difícil não ficarmos chocados quando nos deparamos com tudo, mesmo sendo através de uma história como essa. Relacionamento abusivos, violência domestica, mas também nos mostra como aparência não é a coisa mais importante da vida  quando à amor de verdade, coisas que para muitos são mais importantes e superiores - como o dinheiro e o poder - tornasse insignificante quando a vida é valorizada depois de passar no vale.

Beijo! :*







Você pode gostar também

0 Comments