http://www.elizianebarbosa.com/search/label/Resenha%20Liter%C3%A1ria

Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares


Olá pessoas! Tudo bem?
É a primeira obra da autora Ray Tavares que leio, mesmo em com sua caminhada no wattpad, e com toda certeza estou encantada  pela sua escrita.

Ficha Técnica
Título: Os 12 Signos de Valentina
Autor: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano de Publicação: 2017
Onde Comprar:  Amazon / Saraiva

Sinopse:
"Um romance leve e divertido que reúne amor, risadas e astrologia. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com uma de suas amigas, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim e não para de stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Mas, se encontrar um rapaz de libra, seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo on-line, Isadora cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Ela procura o libriano perfeito, mas, enquanto isso, vai conhecer um rapaz de cada signo para ver o que acontece..."


 "Os 12 Signos de Valentina" conta a história de Isadora Mônaco ou Isa - como sempre é sua preferência, uma garota de 22 anos, estudante de jornalismo, que mora na grande São Paulo, teve a péssima experiência de ser traída pelo seu namorado Lucas - que pensou ser o amor de sua vida, do qual tinha um relacionamento de 6 anos.
Traída com sua própria amiga Amanda, e pior! Descobrir tudo no dia de sua festa de aniversário.
 Isa entra em uma fossa profunda por quase 1 ano, deprimida e jogada dentro do seu quarto xeretando a vida do seu ex no Facebook.

" Eu passava os dias entre faculdade e Facebook, fuçando todos os movimentos dos dois, afundada na minha própria miséria, chorando e ouvindo uma combinação altamente destrutiva de Adele, Lana Del Rey, Taylor Swift, Sam Smith e James Bay."

Mas sua prima/irmã/amada/amiga Marina (e aliás, adorei essa garota), já cansada de ver Isa sofrendo um por cara desprezível, resolve a qualquer custo levantar o astral de sua prima amada à levando para a festa de Rodrigo( seu namorado) com a esperança que ela possa tocar sua vida para frente e até conhecer um carinha; resgate realizado com sucesso e Isa durante a festa conhece uns dos amigos de Rodrigo, o Andrei. Mas durante a festa a garota enche a cara e após uma breve conversa no banheiro com Marisa - faxineira da boate, descobre o real motivo que seu relacionamento foi para o buraco.


Isadora descobre que Lucas é o seu inferno astral por ele ser do signo de Peixes e ela de Aires, com isso, ela se volta para a astrologia de forma obcecada para poder resolver sua situação atual, e com um trabalho da faculdade em vista - onde cada aluno terá que criar um Blog, Isa, motivada por  Mariana, cria o Blog "Os 12 Signos de Valentina", onde vai relatar todos seus encontros amorosos com cada garoto de um dos  signos do zodíaco e conseguir encontrar o seu verdadeiro amor, que segundo os astros é o libriano perfeito, mas não é assim que as coisas funcionam.

Não posse deixar de falar de Andrei - o cara nerd da festa, um garoto alto, hipster, atencioso e sarcástico e considerado "o garoto sem signo", em definitivo, o sonho das garotas. Em suas pequenas imperfeições já ganha os leitores nos primeiros diálogos. Ele simplesmente se mostra bastante prestativo e incentiva a Isa a buscar as respostas que ela precisa para superar de vez seu ex, e não a julga por suas atitudes. Vemos aí um futuro romance promissor de arrasar quarteirão.

"Eu sorria tanto que meu rosto doía. Como era possível alguém ser capaz de fazer o meu coração querer saltar de dentro do peito e cometer suicídio?"

Mesmo com pseudônimo "Valentina" e não revelando os nomes dos garotos e os locais de cada encontro, o blog passa a ser um verdadeiro sucesso e Isa começa se ver em dificuldades para tentar aguardar sua identidade e nem imagina na confusão que isso vai dar.

Ray Tavares me conquistou nesse livro, sua trajetória no Wattpad transformou sua vida e agora entrou com o pé direito junto com a Galera Record com essa obra de arte. Saber que sua vontade de escrever foi originada após uma desilusão amorosa e sua paixão pela astrologia - já que é uma Ariana de carteirinha, nos mostra o quanto ela colocou todo seu sentimento em "Os 12 Signos de Valentina", sua sensibilidade nos fatos, a desenvoltura ao detalhar os garotos de acordo com cada signo é algo incrível. Posso dizer que esse é o livro das referências, isso mesmo! Harry Potter, Netflix, MasterChef, cultura pop, política , tudo isso e muito mais, colocados de uma forma envolvente e divertida.

Uma narrativa fluida, clara e em primeira pessoa, pelos olhos de Isadora, nos mostra uma garota divertida, talentosa, muito dedicada e fala sem pensar, passei muitos momentos rindo de todas suas peripécias e expressões, como:

 " Eu geralmente constrangia as pessoas com minhas palavras; não por maldade, mas sim porque o meu cérebro havia vindo da fábrica sem filtro."

"Calcei as alpargatas listradas, que deixavam os meus pés com um chulé absurdo se eu usasse por muito tempo, e voltei a me sentar na cama."

Mesmo eu, uma escorpiana assumida, me senti a própria personagem principal em alguns momentos, pude imaginar todos os instantes de alegrias e tristezas, creio que eu e Isadora poderíamos ser grandes amigas. Não podemos esquecer dos personagens secundários, gostei como se destacam com suas personalidades de forma individual sem causar  confusão ou prolongar a leitura, fazendo com que o leitor os conheça e os identifique na história. Como o professor Varela, corintiano de coração, a Marina juntamente com seu namorado Rodrigo, o casal perfeito, e Vitor, o amigo gay e super excêntrico.

Um romance cativante, viciante, divertido  do começo ao fim, me fez entender que o que define as pessoas não é descrito por cada signo e sim o que escolhemos ser, assim como escorpiana é ciumenta e vingativa - como eu sou, posso escolher se faço cena ou não. 
Enfim, para quem ama um romance jovem, com recheio astrológico e muito divertido, essa é a melhor pedida, tenho certeza que seus dias lendo este livro vão ficar felizes.

Boa leitura, e não esquece de comentar sua opinião sobre "Os 12 Signos de Valentina", eu vou adorar saber.
Beijos! :*


Você pode gostar também

0 Comments